quinta-feira, 23 de julho de 2009

Tradições...

Não acredito muito nessas coisas não, mas, como já disse num outro artigo, não sou eu que vou contrariar né! Rsrsrs
Olha só quanta informação! Como se nós, noivas, não tivéssemos tantas decisões pra tomar e escolhas a se fazer, ainda temos que nos atentar a esses detalhes!!!

Mas, vamos lá, a maioria já fazemos automaticamente (podem reparar), e outras são no mínimo divertidas! E, já que estamos casando, então vamos fazer o negócio completo, né!

Seguem as dicas:

Nome na barra do vestido da noiva
Existe uma tradição baiana que diz que ter o nome bordado na barra do vestido de noiva de uma amiga atrai casamento. A tradição é bem clara: as amigas que estiverem com o nome na barra do vestido da noiva, se casarão em breve.
Não sabia que a tradição era baiana, mas andei dando uma pesquisada e várias fontes dizem que é baiana sim!!! A maioria das noivas não borda os nomes das amigas no vestido, escrevem a caneta, ou colam um pedaço de papel com os nomes, também vale em gente!!! O importante é a bagunça que as amigas fazem durante a preparação, a intenção e a energia positiva!

Flor na lapela do noivo, do pai e dos padrinhos
A flor na lapela do noivo, do pai e dos padrinhos, geralmente é um cravo. Ela simboliza a afeição e carinho da noiva pelos parentes e amigos mais próximos. Os padrinhos podem usar a flor em tom avermelhado, enquanto o pai e o noivo costumam usar cores claras, como o branco. Não se prenda somente ao cravo, existem flores lindas que tenho visto ultimamente sendo usadas nas lapelas! Pra quem faz questão de uma flor e não tem muito dinheiro, a dica é usar a flor da época, converse com a pessoa que fará o seu buquê, provavelmente ela te dirá qual a flor mais em conta.
Fugindo á tradição, para os alérgicos, ou para quem simplesmente não liga para esse adereço, usar um lenço bacana também fica bastante elegante!

Chuva de arroz
Os noivos recebem as bênçãos e dão os primeiros passos como marido e mulher. Nada mais bonito e romântico do que uma chuva de arroz na saída da igreja para celebrar este momento sublime. O arroz é símbolo de frutificação, prosperidade, fertilidade, saúde, riqueza e felicidade para os chineses e hindus. Também, pétalas de flores são usadas para homenagear os noivos. Seja qual for a maneira de compartilhar este momento feliz, jogando flores, arroz, bolhas de sabão ou mini-corações de papel, o importante é festejar! Agora, antes de sair distribuindo saquinhos com arroz, mini-corações, enfim, converse com seu cerimonialista, porque você sai, e o rastro fica né! Se seu casamento for numa igreja e tiver outra noiva casando depois de você, pode ser que não dê pra fazer esse ritual! No meu caso, tenho certeza que minha cerimonialista iria me matar!kkk É que me caso na casa de festas, bem na pista de dança, imagina a confusão pra limpar tudo, tirar cadeiras, altar e montar a pista?

Moeda no sapato da noiva
Essa pra mim é novidade, nunca tinha ouvido falar... Segundo o costume antigo, a moeda simboliza prosperidade, riqueza e homenageia a deusa da castidade, Diana. A noiva também pode distribuir pedaços do véu para as amigas, com o objetivo de compartilhar a boa sorte. A moda atualmente é a distribuição de mini-véus para todas as convidadas, na hora de jogar o buquê. Não briguem comigo amigas, mas não rasgo meu véu de jeito nenhum!!!!

Jogar o buquê
O objetivo do buquê é gerar harmonia e perfumar a vida do casal. O buquê da noiva sempre está relacionado com a personalidade da moça, a decoração do evento e o estilo do casamento. Antigamente, os arranjos mesclavam flores e espinhos, pois, as flores atrairiam felicidade, enquanto os espinhos espantariam os maus espíritos. Acredita-se que somente as camponesas e moças mais humildes casavam com buquê de flores. As famílias mais ricas presenteavam as noivas com jóias, como terços feitos de ouro e diamantes, para serem carregados durante a cerimônia. Jogar o buquê significa querer compartilhar sua felicidade com os amigos.

Amêndoas
As amêndoas são muito comuns no casamento árabe e italiano. No Brasil, o costume é oferecer no final da cerimônia, seja no lugar dos bem-casados, em sopeiras na mesa dos doces ou dentro de uma caixinha decorada, como lembrancinha. O significado não muda: as amêndoas simbolizam a sorte e felicidade do casal. Muitos noivos também enviam amêndoas no convite de casamento ou junto com o cartão de agradecimento.

Cortar a gravata do noivo
Padrinhos e parentes “vendem” pedacinhos da gravata em troca de uma pequena contribuição financeira. Os amigos do noivo se reúnem e passam de mesa em mesa, pedindo um dinheiro extra para ajudar os noivos a pagar a lua-de-mel. Cada vez que arrecadam dinheiro, cortam um pedaço da gravata do noivo e dão de lembrança para o convidado, como agradecimento. Atualmente, para evitar que a gravata do noivo seja estragada, são usadas mini-gravatas ou réplicas da gravata do noivo. Muitas vezes, as gravatinhas têm o mesmo tecido e a mesma estampa da gravata original do noivo.

Outras tradições:
Alianças de casamento;
Bolo dos noivos;
Noivinhos no topo do bolo;
Bem casados;
Macarrons;
Vestido branco de noiva, e;
Carregar a noiva no colo.
Ufa, muita coisa...

2 comentários:

  1. EU QUERO MEU NOME NA BARRA DO VESTIDO!!KKKK BJS
    Giovana Bley

    ResponderExcluir
  2. Gi,
    Eu também quero meu nome na barra do vestidoooo!!!!
    Eeeeee
    kkkkkkk
    Bjos,
    Mari

    ResponderExcluir